sábado, 19 de setembro de 2009

HAL - Hindustan Aeronautics Limited




CAMINHOS PARA A ÍNDIA


A HAL é um dos maiores complexos aeroespaciais de toda a Ásia, com 19 divisões de produção e dez centros de P&D por toda a Índia. A empresa é expert em design, produção, conserto, revisão e modernização de aeronaves, helicópteros, acessórios, aviônicos e sistemas.







Provendo soluções de última geração em estruturas aeronáuticas, aeronavais, aviônicos de missão e sistemas de combate que usam ferramentas de design avançadas, as 19 divisões industriais da HAL são equipadas com infra-estrutura de fábrica moderna e maquinaria avançada para a produção de aeronaves de caça, aeronaves de treinamento e helicópteros.







A mão-de-obra atual gira em torno de 35.000 empregados, com mais de 50% tendo mais que uma década de experiência na indústria aeronáutica. Também diversificou sua linha de produção, fabricando, consertando e revisando turbinas a gás de uso marítimo, além de fabricar componentes para veículos aeroespaciais.




Produtos
Advanced Light Helicopter (Dhruv)





Helicóptero leve biturbina na classe de 5 toneladas





Intermediate Jet Trainer (IJT)



Jato avançado de treinamento de tecnologia indiana



Light Combat Aircraft (Tejas)







Caça leve avançado de 4ª geração de tecnologia indiana






Light Combat Helicopter (LCH)





Helicóptero de ataque/antitanque/escolta de tecnologia indiana



Su-30MKI










Produção sob licença de aeronaves de combate Sukhoy configuradas localmente





Lakshya



Drone remotamente pilotado de alto desempenho/recon/combate



FOTOS: HAL MEDIA CENTER




halmedia@gmail.com


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Confins (CNF) em um dia de viagem BH - Campinas

CNF em um dia de viagem BH Campinas

por Roberto Caiafa

Logo FNAC - Voa Brasil
Copa Airlines
TAM A-320 e Varig 737NG
CNF - casa dos Boeing 737NG
Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Gol - Trabalho de pista - despacho
Boeing 737 WEBJET - Conecte-se
WEBJET - Conecte-se

Campo de Marte NÂO pode parar

Foto: ACECAM
Razões para não desativar o “Aeroporto Campo de Marte”

Manifesto de Protesto

ACECAM / ABAG

O aeroporto Campo de Marte, possui o quinto maior movimento operacional do país – à frente de aeroportos como o Santos Dumont, mesmo sem linhas aéreas regulares, em razão de restrições impostas ao mesmo, como a retirada decolagens por instrumentos. O aeroporto tem um papel estratégico na formação econômica de São Paulo. Não é sensato desprezá-lo, pelo contrário, o ideal é estimular criando meios para trazer novas empresas para servir uma população carente que habita cidades menores com vôos diretos e regulares. Ampliar a aviação executiva, gerando mais empregos e desenvolvimento para o estado e município.

Hoje, Campo de Marte desafoga grande parte do fluxo de aeronaves que anteriormente utilizavam o Aeroporto de Congonhas. O Aeroporto de Congonhas, atualmente, não tem mais condições operacionais para receber todo o volume de operações gerada pelas  aviações executiva e comercial. Estas operações excedentes estão sendo feitas no Aeroporto do Campo de Marte e outros próximos a São Paulo. Isso tem sido uma grande ajuda em relação a operação das empresas de grande porte, tais como TAM e GOL, entre outras.

Empresas como a Azul, Team Linhas Aéreas, Ocean Air, Sete linhas aéreas, Pantanal, entre outras, poderiam facilmente operar no Campo de Marte se fossem feitos investimentos, reformas na pista e modernização do sistema de navegação, beneficiando assim, milhares de passageiros.

Foto: Sergio Fonseca


Foto: ABAG


A ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), que representa a aviação executiva e geral, se preocupa muito com o futuro do setor, e não só pelo problema do Campo de Marte. A ABAG e a ACECAM (Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes e Usuários do Campo de Marte) e outras entidades vêem riscos de colapso no setor devido a falta de infra-estrutura para atender a demanda cada vez maior por esses serviços. "Desativar o Campo de Marte poderá gerar um caos permanente nos outros aeroportos da cidade, (terminal São Paulo) afirmam os representantes da ABAG, Rui Aquino e Ricardo Nogueira, e o presidente da ACECAM, Olavo F. Vieira. 

A indignação dos mesmos, é que até o momento não foram, sequer informados sobre os planos do governo e também lamentam sobre as restrições crescentes para a aviação geral e executiva nos últimos anos. As limitações impostas às companhias aéreas, o número de “ slots “ (pousos e decolagens) por hora em Congonhas foi reduzido de 48 para 34. Antes do acidente da TAM, dez desses “ slots “ eram destinados à aviação geral por hora no aeroporto da Zona Sul de São Paulo e agora são disponibilizados apenas quatro. 

Com o crescimento do movimento no Aeroporto Internacional Governador Franco Montoro (Guarulhos ), os jatos executivos agora só podem operar neste aeroporto, se alguma companhia aérea cancelar uma aterrissagem por lá, chamado de "slot de oportunidade", no jargão do setor. Ainda assim, quando pousam em “Guarulhos“, os aviões particulares podem ficar apenas duas horas em solo.

Pelas razões expostas acima, é fica inviável a desativação do Aeroporto, sendo necessária a sua modernização, também melhorar e ampliar outros aeroportos bem como construir um quarto aeroporto na cidade de São Paulo. Esta é a opinião unânime de diversos técnicos, pilotos e autoridades do setor se olharmos para um futuro dos próximos dez anos quando o numero de passageiros deverá mais que dobrar.

Foto: ACECAM


Entendemos que com esta desativação pretendem transferir a aviação executiva deste aeroporto para cidades do interior. O Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, a 60 quilômetros da capital, seria a primeira opção. A ABAG e a ACECAM vêem problemas na solução aventada. "O aeroporto já está praticamente saturado", afirmam seus representantes. Segundo eles, os hangares e as pistas de taxiamento do aeroporto estão muito próximos da pista de pouso e decolagem, inviabilizando a operação segura de aeronaves com envergadura maior. “Opera-se um Falcon de pequeno porte, mas não um Legacy ou um Gulfstream", explicam. 
Se o Aeroporto de Jundiaí for o destino escolhido para a aviação executiva, será necessário planejar a sua ampliação com igual urgência. Entre os aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), é o de Jundiaí que registra o maior número de pousos e decolagens no interior de São Paulo. Em 2008 foram 38.701 operações, 80% a mais do que em 2007. No Aeroporto de Sorocaba, segundo colocado, houve 29.560 pousos e decolagens. Em dezembro passado, uma nova torre de controle foi inaugurada no aeroporto de Jundiaí. 
O aeroporto de Viracopos (sob a administração da Infraero), em Campinas, "não tem vocação para a aviação geral” porque só cabem 16 aeronaves no pátio, antes relativamente vazio, agora freqüentemente lotado com os jatos da Azul, carece de uma grande reforma. No município de Bragança Paulista existe um aeródromo com 1.200 metros de pista, mas sem estrutura de pátio nem terminal de passageiros. Sorocaba, outra alternativa considerada, sofre resistência dos usuários porque só existe uma via de acesso pela rodovia Castelo Branco que pode demorar mais 2 horas nos horários de pico.
Foto: Satelite Services Inc


Somos veemente contra a desativação do Aeroporto Campo de Marte por todas as razões acima citadas. Entendemos que isso atinge, além de toda a comunidade ligada a aviação, também, aqueles que utilizam aeronaves como meio de transporte, bem como toda uma população nova, que gera demanda, mas não dispõem deste meio para fazer sua utilização.
Somos absolutamente favoráveis ao investimento no incremento e desenvolvimento deste e de novos aeroportos e não temos nada a nos opor a implantação do TAV bem como outros meios  de transporte, desde que não sacrifiquem aeroportos pelo pais.
Quanto ao pretexto atribuído ao TAV,de gerar mais e novos empregos, transportar um número maior de pessoas e retirar veículos das ruas como informaram alguns meios de comunicação, apesar de não possuirmos de elementos suficientes para avaliar detalhadamente estes benefícios, temos a certeza de que, se somarmos a manutenção e incremento do Aeroporto Campo de Marte, os resultados serão dobrados.
A ABAG e ACECAM propõem uma ampla discussão com o setor e uma audiência para tratar desta questão.


ACECAM
Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes
e Usuários do Aeroporto Campo de Marte

Diretor Presidente
Sr. Olavo Fontoura Vieira

Avenida Olavo Fontoura, 484 - Santana
São Paulo - SP - CEP: 02012-020
Tel/Fax: (11) 2221.3030

Azul com tarifas a partir de R$ 39


Super promoção da Azul com tarifas a partir de R$ 39 é estendida até amanhã (16/09)

Devido ao enorme sucesso, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras decidiu estender o prazo para compras de passagens na promoção especial até amanhã (16/09). A promoção é válida para viagens às terças, quartas e sábados. As tarifas variam a partir de R$ 39 para destinos como Campinas- Belo Horizonte, Campinas-Curitiba, Campinas-Navegantes, Campinas – Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Campinas- Maringá. Os valores são válidos por trecho para viagens de ida e volta. O prazo para as viagens também foi estendido e agora vai até 15 de dezembro.

Outras rotas também estão com preços reduzidos para viagens nestes três dias da semana. Nos voos de Campinas para Salvador, Vitória, Porto Alegre ou para Campo Grande, as passagens aéreas variam a partir de R$ 79 por trecho para viagens de ida e volta. Mesmo valor cobrado do Rio de Janeiro (Santos Dumont) para Porto Alegre ou do Rio para Salvador.

Já os voos entre Campinas e Recife, Campinas e Manaus, Campinas e Fortaleza e Campinas e Maceió têm preços variando a partir de R$ 149 por trecho para viagens de ida e volta. As tarifas são válidas para os voos realizados terças, quartas e sábados, de 15 de setembro a 15 de dezembro deste ano. Mas as reservas precisam ser feitas até o próximo dia 16 de setembro e há permanência mínima de 2 dias.





Informações e reservas:

Tarifas sujeitas a restrições e disponibilidade de assentos. As passagens aéreas podem ser compradas pelo site da empresa www.voeazul.com.br
Ou através da central de atendimento 3003 2985 (3003 AZUL) ou nas principais agências de viagem.




segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Hobby News 66 - First Personnal View - Voo Virtual


Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009

FPV na Hobby News nº 66 - participo da matéria!

Após o encontro em Itú com o Roberto Caiafa, jornalista da Hobby News, iniciamos o projeto conjunto para mostrar de forma prática e objetiva o que temos até o momento sobre FPV. A matéria é bem completa e estará presente nas edições nº 66 e nº 67.

O conteúdo envolve a definição da modalidade, os equipamentos necessários, configurações, qual aeromodelo escolher, dicas de vôo e segurança.

Na capa temos a foto, no requadro, de um dos vôos realizados em Itú, onde o Marcio esteve ao meu lado como co-piloto. Convido a todos para verem a matéria na revista, uma vez que o CAITA e Itatiba é um pólos de desenvolvimento desta modalidade em nosso país.

CEA 309 MEHARI - CONSTRUÇÃO DE UM PURO SANGUE


O CEA é um grupo de pesquisa que faz parte do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo a função de reunir e apoiar todas as atividades de pesquisa e ensino desenvolvidas pelos professores e alunos da ênfase em Engenharia Aeronáutica da UFMG.

Dentre estas atividades, uma destaca o CEA e o Curso de Engenharia Aeronáutica da UFMG dos outros cursos brasileiros: o desenvolvimento e operação de protótipos de aeronaves. O hangar localiazado em Conselheiro Lafaiete, que possui área de hangaragem de 1000me instalações de dormitórios, vestiários, cozinha, sala de aula, sala de reuniões, sala de telemetria, almoxarifado e oficina, consolida a posição de liderança da UFMG na pesquisa aeronáutica acadêmica brasileira.



O CEA 309 Mehari é um projeto liderado pelo Professor Paulo iscold, categoria acrobático unlimited, e contou com a participação de mais de 30 estagiários de engenharia aeronáutica, nos últimos nove anos, para ser projetado, construído, testado e preparado para realizar seu primeiro voo, fato ocorrido recentemente (assista ao vídeo do primeiro voo do CEA-309 Mehari no link abaixo):